2010/06/14

Sporting

Sporting e um grande clube de Portugal!!!
+ Guarda-redes: Rui Patrício; Ricardo Batista; Tiago; Stojkovic
Deste quarteto, o sérvio é talvez dos mais talentosos a par de
Rui Patrício . Contudo, devido a um historial de mal-estar com o resto do grupo é uma carta fora do baralho. Sendo assim, optaria pela venda em definitivo, pelo melhor valor de mercado.

+ Defesas:
Abel; Pedro Silva; João Pereira; Pereirinha; Daniel Carriço; Anderson Polga; Marco Caneira; Tonel; Mexer; Grimi; André Marques
Olhando na diagonal esta lista de defesa, nota-se claramente um excesso de laterais direitos.
Abel e Pedro Silva são mais defesas-direitos que laterais, pois não dão a mesma profundidade atacante que o João Pereira e o polivalente Pereirinha . Sendo assim, penso que os dois primeiros poderão ser vendidos ou dispensados. Do lado esquerdo, apenas há Grimi que realmente dá algumas garantias, apesar de ter uma crítica destrutiva nos últimos tempos. É um jogador que ataca mais do que por exemplo o ainda verdinho André Marques , tendo inclusivé marcado alguns golos esta temporada. Golos esses importantes. Falta claramente mais um jogador para esta posição de lateral-esquerdo. Será que Emídio Rafael , que se encontra emprestado à Académica , é uma possível solução credível? No centro do terreno, Daniel Carriço é o mais consensual. Tonel , apesar do seu bom jogo de cabeça, nunca conseguiu vingar a titular, pelo que não deverá fazer parte do núcleo duro para a próxima época. Mexer ainda agora chegou, pelo que deverá ser feita uma avaliação cuidadosa. Já Anderson Polga , que conta no seu curriculum ter sido campeão do mundo em 2002, teria tudo para ser um bastião para o grupo, não fosse a sua falta de personalidade capaz de lidar com a pressão do erro. Marco Caneira é o defesa mais polivalente que o Sporting tem, podendo jogar à direita, ao centro e à esquerda. Contudo, passa a vida lesionado e sempre que tem entrado para jogar, ou joga mal, ou é expulso. Não sei se é este exemplo de liderança que o Sporting deve manter nos seus quadros. Enfim, deixo aqui um ponto de interrogação...

+ Médios:
Pedro Mendes; Adrien Silva; Miguel Veloso; João Moutinho; Marat Izmailov; Matias Fernandez
Aqui encontra-se o verdadeiro problema do plantel leonino, não em termos de qualidade, mas sim em termos de ideias sobre o que se pretende que seja o estilo de jogo do futebol sportinguista. Olho para este grupo de médios e não vejo um único médio-defensivo de raíz. Depois tem três médios que quanto a mim têm características de jogo muito semelhantes:
Pedro Mendes, Adrien Silva e João Moutinho . Ou o Sporting abdica de jogar com um médio-defensivo tradicional e jogar com um trio de meio-campistas de transição, como por exemplo o Inter de Mourinho e o Milan de Leonardo , ou então um destes médios deverá ser emprestado ou vendido. Nesta situação, não venderia o capitão Moutinho por questões de rosto da equipa. Talvez emprestaria o Adrien a um clube da 1ª Liga. Miguel Veloso é intocável na esquerda e a sua polivalência é sempre bem-vinda. Izmailov é dos poucos médios-ala que sabem tanto defender como atacar e que dão profundidade à equipa caso haja necessidade. O russo e o português são dois jogadores que combinam muito bem, pelo que é necessário preservar este tipo de parcerias no plantel. Quanto ao Matias Fernandez , este é único no plantel e penso que terá um papel importante na organização ofensiva da equipa do Sporting.

+ Avançados:
Liedson; Pongolle; Djaló; Postiga; Vukcevic; Saleiro
Liedson e Pongolle , um pelo passado, o outro pelo dinheiro que custou, deverão ser a dupla titular atacante da equipa para a próxima temporada.Djaló poderia ser uma boa solução para esta dupla, mas penso que esta temporada não demonstrou nada que justificasse a sua continuidade no clube. Uma venda ou empréstimo com opção de compra era algo que a direcção deveria procurar para este atleta. Postiga é outro caso semelhante, mas ao contrário do Djaló, pelo menos verificamos que tem outra atitude em campo. Parece mais um problema de confiança do que talento. Daria mais uma oportunidade ao internacional A português. O mesmo faria comVukcevic , que quanto a mim poderia formar uma dupla ofensiva com Hélder Postiga tão boa ou melhor que a titular. Carlos Saleiro é um jogador que deverá jogar mais. Tem bom toque de bola, sabe-se movimentar, mas falta qualquer coisa ainda, talvez mais jogos. Ah! É a melhor solução, a par de Postiga, para o jogo aéreo.

O Sporting tem a tactica 4-4-2!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem pf