2010/08/24

Peter Schmeichel



Schmeichel celebrizou-se como o grande guarda redes do Manchester United na dourada década de 1990, em que a equipe, após mais de duas décadas de decadência, reergueu-se e se tornou uma das mais vitoriosas do planeta. Jogou também no rival Manchester City, saindo com uma marca excepcional dos dérbis de Manchester: com nove anos de United e um de City, jamais saiu derrotado. Nos Red Devils, ajudou a construir um tabu de quatorze anos sem derrotas nos clássicos em que ele, defendendo os Citizens, estaria presente na quebra. Ele, que na Inglaterra defendeu também o Aston Villa, detém o recorde de não levar gols em 42% dos jogos que actuou na liga inglesa.

A trajetória vitoriosa de Schmeichel continuou: em sua primeira temporada no José Alvalade, ele faturou o campeonato português, que os Leões não conseguiam havia dezoito anos. Na segunda temporada, o Sporting ficou em terceiro. O que seria uma colocação até boa significou, curiosamente, uma marca negativa para o vencedor guarda redes: pela primeira vez em quatorze anos, ele experimentava a sensação de ficar abaixo do segundo lugar em um campeonato nacional.

O contrato com o Sporting encerrou-se ao fim daquela temporada, em que ele considerou seriamente encerrar a carreira. Em julho de 2001, porém, o Aston Villa lhe fez uma oferta. Embora tivesse deixado a Inglaterra dois anos antes, quando já tinha 36 anos, justamente por estar cansado do ritmo de jogos a cada três dias na Premier League, resolveu voltar, agora como jogador dos Villains. A temporada no clube de Birmingham rendeu-lhe apenas um oitavo lugar, mas nela Schmeichel, já famoso por acertar golos aos adversários com a cabeça, tornou-se o primeiro guarda redes a marcar um golo na Premier League.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem pf