2010/08/21

Sá Pinto


Foi dos jogadores mais carismáticos do Sporting Clube de Portugal, e como tal é apelidado na família Sportinguista de "Ricardo Coração de Leão tanto pela sua entrega ao jogo como pelo seu temperamento e carisma. Começou a sua carreira de profissional na época de 1992/93 no já extinto (ao nível do futebol profissional) Sport Comércio e Salgueiros onde foi comprado pelo Sporting Clube de Portugal no final da época seguinte.

Em 1997 transferiu-se para a Real Sociedad de Espanha onde permaneceu até à temporada 1999/00 quando voltou para Portugal integrando o plantel do então Campeão Nacional Sporting Clube de Portugal. No seu palmarés, além de 50 golos marcados na 1ª divisão portuguesa, encontram-se duas Taças de Portugal e um Campeonato Nacional. Ricardo Sá Pinto é também jogador da selecção nacional e conta com varias participações em Campeonatos da Europa e do Mundo. Após uma despedida do Sporting, transferiu-se para o Royal Standard de Liége, na Bélgica, utilizando na camisola o número 76, em homenagem á claque sportinguista Juventude Leonina que foi criada nesse mesmo ano de 1976. A Juventude Leonina também ostenta em todos os jogos uma tarja em honra do "Grande capitão", Ricardo Sá Pinto.

Acabou a carreira após um ano no Standard, no final da época 2006/2007 no jogo All Stars'07 realizado pela fundação Luís Figo, onde marcou o seu último golo enquanto profissional de futebol. Será para sempre lembrado pela sua garra, carácter de leão e lealdade, superando ao longo da sua carreira difíceis obstáculos, como quatro operações aos joelhos, tendo conseguido, contra todas as perspectivas, voltar a jogar ao mais alto nível e tornar-se então num dos jogadores mais queridos da família leonina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem pf