2010/10/15
Malcolm Allison
Malcolm Alexander Allison (Dartford, England, 5 de Setembro de 1927) é um antigo futebolista e treinador inglês. Foi treinador do Sporting desde Maio de 1981 até Agosto de 1982.
Carreira
Como futebolista
Allison jogou durante sete épocas no Charlton Athletic, transferindo-se em Fevereiro de 1951 para o West Ham. A promissora carreira como médio centro terminou prematuramente devido a um episódio de tuberculose. Sentiu-se doente após um jogo contra o Sheffield United, em 16 de Setembro de 1957, foi hospitalizado e foi-lhe removido um pulmão. Ainda permaneceu nas reservas do West Ham e, mais tarde, terminou a carreira pelo Romford.
Como treinador
A sua primeira experiência como treinador deu-se no West Ham, sob a orientação de Ted Fenton. A sua carreira como treinador inclui clubes como o Plymouth Argyle, Manchester City, Crystal Palace e o Middlesbrough. Treinou ainda o Galatasaray (1976/77), da Turquia e o Sporting, em Portugal. Pelo clube português ganhou o campeonato nacional, em 1981/82, aquele que se tornou o último título de campeão do Sporting durante os próximos dezoito anos.
No Sporting
A equipa principal de futebol do Sporting contribuiu da melhor forma para a celebração das Bodas de Diamante do clube, assinaladas em 1981, ano em que os dirigentes contratam para treinador o excêntrico Malcom Allison. O britânico foi chamado para liderar uma equipa de luxo, onde pontificavam nomes como os de Manuel Fernandes, Rui Jordão, António Oliveira, Venâncio e Virgílio ou o guarda-redes húngaros Meszaros.
Chegado a Portugal depois de uma carreira de sucesso no Crystal Palace e no Manchester City, Allison, ou "Big Mal", como ficou conhecido, foi o primeiro a levar o Sporting a vencer em Inglaterra para as competições europeias (goleada de 4-2 sobre o Southampthon) numa das noites fantásticas da equipa leonina.
Mesmo com um começo titubeante, resultante do empate em casa com o Belenenses, os leões conseguiram terminar a primeira volta do campeonato invictos, apenas com o referido empate e outro com o Boavista. O Sporting foi campeão com 4 pontos de vantagem sobre o eterno rival e vizinho Benfica, e com 5 sobre o FC Porto. Mas apesar de na segunda volta o conjunto leonino ter voltado a impor-se aos encarnados, em partida disputada no Estádio de Alvalade, por um elucidativo 3-1, a diferença entre ambos reduziu-se e, no final da competição, o Sporting garantiu o título Nacional com 2 pontos de vantagem relativamente às águias que se quedaram pela segunda posição. Rui Jordão perdeu para o portista Jacques o título de melhor marcador.
Nesta temporada de 1981/82 os leões acabaram por tirar partido da fase menos positiva dos mais directos rivais. Isto porque, apesar da luta acesa, o Sporting garantiu a conquista do título a 3 jornadas do termo da prova, na deslocação ao Estoril, e depois de alguns resultados em casa pouco perceptíveis, casos dos empates com Sporting de Espinho e União de Leiria. Pelo meio outras tantas derrotas poderiam ter comprometido a vitória final na disputa, no Bessa e em Portimão. E já com o ceptro garantido, os pupilos de Allison foram perder às Antas na derradeira jornada.
O seu despedimento ainda durante a pré-época do ano seguinte, na sequência de um estágio na Bulgária, onde terá havido problemas num hotel nunca devidamente esclarecidos, é considerado um dos erros históricos do Sporting, então liderado por João Rocha.
Palmarés
Títulos conquistados ao serviço do Sporting
•1981/82 - Campeonato Nacional
•1981/82 - Vencedor da Taça de Portugal
•1981/82 - Supertaça Cândido de Oliveira
Percurso do Sporting na Taça UEFA:
•09/09/81: Sporting, 4 - Red Boys (Luxemburgo), 0
•30/09/81: Red Boys, 0 - Sporting, 7
•21/10/81: Southampton (Inglaterra), 2 - Sporting, 4
•04/11/81: Sporting, 0 - Southampton, 0
•26/11/81: Sporting, 0 - Neuchatel Xamax (Suíça), 0
•09/12/81: Neuchatel Xamax, 1 - Sporting, 0
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem pf